segunda-feira, 13 de março de 2023

A Cannabis Medicinal no tratamento da doença de Crohn



 A doença de Crohn é uma doença inflamatória crônica que afeta o trato gastrointestinal e pode causar sintomas como dor abdominal, diarreia, perda de peso e fadiga. Atualmente, o tratamento da doença de Crohn envolve o uso de medicamentos imunossupressores e anti-inflamatórios, mas esses medicamentos podem ter efeitos colaterais significativos.

Nos últimos anos, tem havido um interesse crescente no uso da cannabis medicinal no tratamento da doença de Crohn. A cannabis medicinal contém compostos chamados canabinoides, que interagem com o sistema endocanabinoide do corpo para produzir efeitos terapêuticos.

Estudos pré-clínicos em animais sugerem que os canabinoides podem ter propriedades anti-inflamatórias e imunomoduladoras que podem ser benéficas no tratamento da doença de Crohn. Além disso, estudos clínicos em humanos também mostraram resultados promissores. Em um estudo de 2013, 21 pacientes com doença de Crohn foram tratados com cannabis medicinal por um período de oito semanas. Os resultados mostraram uma melhora significativa nos sintomas, incluindo dor abdominal, diarreia e fadiga.

No entanto, ainda há questões em aberto sobre o uso da cannabis medicinal no tratamento da doença de Crohn. Por exemplo, ainda não está claro qual a dosagem ideal de cannabis medicinal, bem como a forma de administração mais eficaz (fumar, vaporizar, ingerir oralmente, etc.). Além disso, mais estudos são necessários para determinar a segurança a longo prazo do uso da cannabis medicinal em pacientes com doença de Crohn.

Em suma, embora ainda haja muitas questões em aberto, os resultados preliminares sugerem que a cannabis medicinal pode ser uma opção terapêutica promissora para o tratamento da doença de Crohn. No entanto, é importante que os pacientes discutam com seus médicos antes de iniciar qualquer tratamento com cannabis medicinal.

Referência Bibliográfica:

Naftali, T., Bar-Lev Schleider, L., Dotan, I., Lansky, E. P., Sklerovsky Benjaminov, F., & Konikoff, F. M. (2013). Cannabis induces a clinical response in patients with Crohn's disease: a prospective placebo-controlled study. Clinical Gastroenterology and Hepatology, 11(10), 1276-1280. https://doi.org/10.1016/j.cgh.2013.04.034

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O THCV no manejo da Diabetes e no controle de peso.

 A diabetes mellitus é uma condição metabólica caracterizada por hiperglicemia crônica decorrente de defeitos na secreção e/ou ação da insul...